1 - A roda é talvez uma das invenções principais na trajetória de
desenvolvimento tecnológico do ser humano. Com ela, os povos primitivos
tornaram o transporte mais rápido e fácil, além de contribuir para transformar
as primeiras aglomerações humanas em cidades maiores.
2 - A prova mais antiga de seu uso data de cerca de 3500 a.C., e vem de
um esboço em uma placa de argila encontrada na região da antiga Suméria, na
Mesopotâmia (atual Iraque), mas é certo que sua utilização venha de períodos
muito mais remotos.
3 - As rodas mais antigas encontradas em explorações arqueológicas são
de cerca de 3000 a 2000 a.C. e estavam em túmulos na mesma Mesopotâmia. Eram
compostas de três tábuas presas por suportes em forma de cruz, e a tábua
central possuía um furo natural no nó da madeira. A madeira em volta do nó
costuma ser bastante resistente, por isso, acredita-se que esta girava em torno
de um eixo fixo, apesar do restante do veículo à qual estas rodas pertencessem
não tenha sido conservado o bastante para identificar se era assim mesmo que o
conjunto funcionava.
4 - O primeiro aperfeiçoamento em relação aos modelos originais foi
provavelmente a colocação de um aro de madeira, o que permitia um desgaste
uniforme da roda em toda sua superfície. Tal aro podia ser uma peça única,
feita de madeira curvada com o auxílio de vapor, ou então, de vários segmentos
emendados. Quinhentos anos mais tarde surgiriam os primeiros aros de metal.
5 - A roda com raios surge na Mesopotâmia ou na atual Turquia, e é
utilizada em carros de guerra. Em torno de 1500 a.C., os egípcios dominam a
tecnologia, com a construção de rodas de de quatro raios, bastante leves.
6 - A partir daí, seu desenho permaneceria quase inalterado durante
muito tempo, sendo que as únicas inovações estão ligadas a usos diversos da
roda, como o emprego em moinhos d’água e sarilhos (mecanismos de lançamento ou
de arrasto). Até o século XVI, a inovação mais relevante foi a criação da roda
de disco abaulado, com os raios dispostos em forma de cone achatado. Por volta
de 1870 surgem as rodas de raios de arame, destinadas às bicicletas, e uma
década depois é desenvolvido o aro pneumático, (apesar de patenteado quarenta
anos antes).
7 - Apesar de invento básico e elementar, a roda ainda encontra
importância fundamental em meio à nossa sociedade, em especial nos modernos
automóveis. Os primeiros modelos traziam rodas de aros de madeira, como o das
carroças. Logo são adotadas rodas com raios de arame e as chamadas “rodas de
artilharia”, fabricadas em uma única peça de ferro fundido. Na década de 1930,
surgem as rodas de aço estampado, mais leves, resistentes e baratas.
Atualmente, o tipo mais popular entre o consumidor são as rodas de liga leve.
Referências
http://www.curiosidadesaparte.com.br/invencao-da-roda/
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