1- Talvez o nome "baleia assassina" possa ser um termo um pouco assustador. Você lê um nome desses e já imagina algo de muito ruim que esses animais possam fazer. Mas a verdade é que, ao contrário do que se imagina, elas não são violentas com humanos. Elas possuem uma dieta baseada em outra baleia, a cachalote, tartarugas, focas, pinguins e mais alguns tipos de peixes. Estudos feitos recentemente, mostram que esses animais, em seu habitat natural, podem ser muito carismáticos e receptivos. Claro, existem casos de ataques a humanos, mas todos acontecendo dentro dos aquários. Não há nenhum registro de ataques no mar.
2- Uma orca vivem em média 70 anos. Existem registros de uma Orca ainda viva, de 103 anos! Comumente, dizem que ela vive apenas 30 anos. Mas isso somente em aquários. E pode-se entender o por que, não é?
Orca de 103 anos, chamada de Granny, nadando pela costa dos EUA.
3- Um filhote pode nascer com 200 quilos e o período de gestação dura dezesseis meses! Podendo ter de 3 a 4 filhotes, as Orcas são mães exemplares. Protegem seus filhotes com tudo que podem fazer. Se o filhote for macho, a mãe o protegerá e o guiará até a vida adulta, para garantir que seus genes sejam passados para a próxima geração. Recentemente, pesquisadores afirmaram que as Orcas vivem somente para cuidar de seus filhotes, após a gestação. E quando seus filhos tiverem filhotes, ela ajudará a cuidar de seus netos também. Seus filhotes irão viver toda sua vida ao lado das mães.
4- Elas possuem um sistema de comunicação através do som. Usando assobios, gritos e outros ruídos, podem se comunicar através de grandes distâncias com os membros do grupo a que pertencem. Os grupo são liderados pelas fêmeas.
5- Quinta e ultima mas não menos importante, é comum encontrar baleias com a barbatana dorsal caída. Isso se deve ao fato de que o espaço onde são confinadas, em cativeiro, são muito pequenos. Detalhe, isso só ocorre com orcas presas em cativeiro. Por vezes, elas dividem um espaço muito pequeno com outras orcas, ocorrendo brigas na maioria das vezes. Um exemplo, é o Tilikum. Uma orca de aproximadamente 3 toneladas, que dividia um espaço com mais duas fêmeas, muitas vezes sendo agredido por estas. No final do ano passado, Tilikum acabou vindo a óbito. Ele tinha apenas 30 anos. Quando foi separado de sua mãe, tinha apenas 4 anos. Uma pena que um animal majestoso como esse teve de ser separado de sua mãe e retirado de seu habitat apenas para servir como atração em um parque temático.
Bom, por hoje é só isso pessoal, espero que tenham gostado dessas 5 curiosidades sobre as Orcas. Existe um documentário chamado Blackfish, que explica bem e mostra as consequências de manter um animal como esse cativeiro. Caso queiram dar uma conferida, vale a pena refletir um pouco sobre o impacto da interferência humana na vida desses seres.






Nenhum comentário:
Postar um comentário