Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2015

9 curiosidades sobre óculos

9 curiosidades sobre óculos

1-A palavra óculos surgiu com o termo ocularium, na Antiguidade Clássica. O termo era utilizado para designar os orifícios das armaduras dos soldados da época, que serviam para permitir que os mesmos vissem.




2-Somente no século I d.C surgiram as primeiras lentes corretivas, que eram feitas com pedras semipreciosas cortadas em tiras finas e davam origem aos óculos de grau para perto.

3- Na Alemanha, foram criados os primeiros óculos com aros de ferro e unidos por rebites. Eram semelhantes a um compasso, porém não possuíam hastes.



4-As hastes fixas só surgiram no século XVII, e eram usadas para se apoiar às orelhas.




5-No
Brasil, os óculos surgiram no século XVI, com a colonização portuguesa, e eram usados principalmente por religiosos , funcionários da coroa portuguesa, colonos abastados e homens de letras.



6-Uma antiga referência histórica sobre a existência dos óculos remonta aos antigos egípcios no século V a.C., que retratam lentes de vidro sem grau.



7-Em 1785 Benjamin Franklin inventou os primeiros óculos bifocais, com duas lentes a frente de cada olho unidas pela armação, possibilitando enxergar de longe e de perto em um único acessório.




8-Pedras semipreciosas, como o berilo e o cristal de rocha foram os instrumentos iniciais à correção visual para perto.



9-No Brasil, 25% da população usa óculos para corrigir alterações na visão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário