Páginas

domingo, 1 de novembro de 2015

17 curiosidades sobre carros

1.  Antes de um dos grandes momentos de mudança no setor, quando Karl Benz inventou, em 1885, o motor a gasolina de quatro tempos de combustão interna, na Alemanha, um veículo de autolocomoção já havia sido demonstrado em 1769 por Nicolas Cugnot, na França. Portanto, se tivéssemos que escolher o “pai” dos carros, esse pai seria Nicolas Cugnot.


2. O número de carros no mundo aumenta em um ritmo duas vezes maior que o da população. A previsão é de que existirão pelo menos 2 bilhões de carros em todo o mundo até o ano 2030. Atualmente, o número é de aproximadamente 1 bilhão.



3. Mais da metade do petróleo produzido no mundo todo é consumido por carros!


4. US$ 1 milhão foi o valor da maior multa de trânsito aplicada. O infrator foi um cidadão sueco, que corria a 289 km/h na Suíça. Como lá a multa é aplicada proporcionalmente à renda da pessoa, pode-se dizer que esse cidadão ficou 1 milhão “menos rico”.


5.  A Ferrari produz 14 carros por dia, no máximo. Já a Toyota produz diariamente 13 mil unidades, sendo a marca mais adquirida do planeta.


6. 7,8 milhões de dólares é o preço do carro mais caro de todos os tempos, um Bugatti Royale Kellner Coupe de 1931.


7. O carro da marca russa Lada foi considerado por muito tempo o carro mais barato do mundo. Atualmente o carro mais barato é o indiano Tata Nano.



8.  A Maior concentração de Rolls Royce per capta do mundo fica em Hong Kong!


9. O menor carro do mundo com licença para rodar, segundo o Guinness Book, é o inglês Wind UP. Ele possui dimensões de 104 centímetros de altura, 129 centímetros de comprimento, 66 centímetros de largura e pode chegar a 60 km/h.


10. O Bugatti Veyron 16.4 Super Sport é o carro mais rápido do mundo entre os superesportivos comerciais, chegando à casa dos 431,07 km/h. Além de veloz, é de encher os olhos com sua beleza.


11. Foi o americano Henry Ford que construiu o primeiro carro movido a gasolina (1893). Dez anos depois, ele passou a fabricar carros em série na sua fábrica em Detroit, reduzindo seus custos drasticamente e tornando o automóvel um meio de transporte acessível. Os primeiros foram os modelos T, construídos de 1908 a 1927. Esses carros venderam mais de 15 milhões de unidades. "Faço carros de qualquer cor, desde que sejam pretos" dizia ele. Explicação técnica: a tinta preta era mais barata e secava mais rápido.


12. Henrique Santos Dumont, irmão de Alberto, foi quem trouxe o primeiro autómovel para o Brasil, em 1893, um Daimler a vapor. O primeiro acidente foi causado pelo poeta Olavo Bilac. Ele bateu numa árvore em 1897.


13. Os cintos de segurança foram utilizados pela primeira vez pelos pilotos que disputaram a corrida Paris-Marseille, na França, em 1896. Mas foi o francês Gustave Désiré Liebau que patenteou, em 1903, o cinto que conhecemos hoje. O médico militar americano Coronel Stapp estava fazendo testes com outro modelo na mesma época. O primeiro carro com cinto de segurança foi lançado em setembro de 1949 pela Nash.


14. Um carro tcheco construído em 1897 foi o primeiro a aparecer com para-choques. Depois de rodar 15 quilômetros, no entanto, o acessório caiu e não foi mais colocado. Por isso, as honras ficaram com o inglês F.R. Simms, que colocou um para-choque feito de borracha em seu carro, no ano de 1905.



15. O francês Alfred Faucher inventou, em 1906, o espelho retrovisor. Também são atribuídas a ele a invenção da luz de freio e do pisca-pisca de direção. Os limpadores de para-brisa foram patenteados pela americana Mary Anderson, em 1903. Os operados mecanicamente apareceram em 1916 nos Estados Unidos.



16. Em maio de 1922, um americano de 18 anos, George Frost, inventou e instalou o primeiro auto-rádio em seu Ford modelo T. A novidade começou a ser fabricada em escala industrial apenas cinco anos depois. Chamavam-se Philco Transitone e eram construídos pela Philadelphia Storage Battery Company.


17. Você sabe o significado das cores das placas de carros?
Cinza
Automóveis particulares

Branca
Automóveis oficiais

Vermelha
Veículos de aluguel (ônibus, caminhões e lotações)

Azul
Carros em teste de montadoras
Com as letras CC, são de consulado

Verde
Carros usados por oficinas e lojas em test drive

Verde e amarela
Veículos de autoridades federais, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário

Preta
Modelos antigos originais, em geral de colecionador











Fontes:
http://www.ponteirasrodrigues.com.br/noticia/10-curiosidades-sobre-carros-2/
http://guiadoscuriosos.com.br/categorias/3588/1/automovel.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário