Páginas

domingo, 13 de setembro de 2015

40 CURIOSIDADES SOBRE HARRY POTTER


1 - Os livros de J. K. Rowling foram traduzidos para 67 línguas e venderam mais de 450 milhões de cópias ao redor do mundo.


2 - J. K. Rowling foi a primeira pessoa a tornar-se bilionária apenas com a venda de livros e direitos autorais sobre seus personagens. Os 450 milhões de livros vendidos por Rowling e os direitos sobre o uso da imagem de Harry Potter e outros personagens da saga renderam à autora uma fortuna de mais de 1 bilhão de dólares.


3 - J. K. Rowling é a segunda personalidade feminina mais rica do mundo, atrás apenas da apresentadora norte-americana Ophah Winfrey.



4 - Em 2006, a revista Forbes elegeu pela primeira vez J. K. Rowling como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo.


5 - J. K. Rowling foi acusada de plágio pelas semelhanças de Harry Potter com um dos personagem da série em quadrinhos Livros da Magia, de Neil Gaiman



6 -  A ideia das aventuras de Potter surgiu durante uma viagem de trem da autora, e os primeiros manuscritos foram rabiscados em papel barato.

 7 - Antes de chegar às livrarias, o primeiro volume da série – Harry Potter e a Pedra Filosofal – foi rejeitado por oito editoras. Detalhe: o livro levou cerca de cinco anos para ficar pronto.


8 -  A saga Harry Potter ajudou a criar o hábito da leitura entre as crianças britânicas e norte-americanas (e, provavelmente, de outras partes do mundo). Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos confirmou que 51% das crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos não tinham o hábito de ler por diversão antes do lançamento dos dois primeiros livros do bruxinho.


9 - Se você escrever o nome Harry Potter no Google, surgirá a incrível quantidade de 144 milhões de resultados.


10 - O Vaticano desaconselhou a leitura de Harry Potter. As histórias do bruxinho também foram duramente criticadas por grupos evangélicos norte-americanos e brasileiros. Ainda hoje há pessoas que proíbem os filhos de lerem Harry Potter com justificativas como a de que “não é coisa de Deus”.


11 - Os livros da saga Harry Potter são: Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry Potter e o Enigma do Príncipe e Harry Potter e as Relíquias da Morte.


12 - Os filmes de Harry Potter foram a franquia cinematográfica de maior lucro da história do cinema, deixando para trás séries consagradas como O Senhor dos Anéis, Star Wars, Indiana Jones e outras.


13 - Uma das exigências da autora J. K. Rowling foi que o elenco de Harry Potter no cinema fosse britânico. Por isso, de todos os atores que participam da franquia nas telonas, apenas três não nasceram no Grã-Bretanha.


14 - O ator Daniel Radcliffe era quase desconhecido quando foi convidado para interpretar Harry Potter nos cinemas. Antes de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o único filme de grande repercussão em que ele participou foi David Copperfield, antes de Daniel Radcliffe ser escolhido para o papel de Harry, foram testadas nada mais, nada menos do que 60 mil crianças.


15 - Harry Potter e as Relíquias da Morte, último filme da série, foi exibido em duas partes – a primeira em 2010 e a segunda, em 2011.


16 - A fictícia Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts foi fundada por volta do ano 1 000 d. C.. Ela possui 280 alunos, 70 em cada casa e cinco em cada dormitório.


17 - As casas de Hogwarts são Slytherin, Ravenclaw, Hufflepuff e Gryffindor. Elas receberam esses nomes em homenagem a seus fundadores: Salazar Slytherin, Rowena Ravenclaw, Helga Hufflepuff e Godric Gryffindor.


18 - As casas de Hogwarts receberam os seguintes nomes no Brasil: Slytherin (Sonserina), Ravenclaw (Corvinal), Hufflepuff (Lufa-Lufa) e Gryffindor (Grifinória).


19 - Entre as matérias dos alunos de Hogwarts estão Astronomia, Quadribol, Trato de Criaturas Mágicas, Herbologia, Poções, Defesa Contra as Artes das Trevas e, claro, Feitiços.


20 - As criaturas mágicas que aparecem na série são: Hipogrifo, Basilisco, Acromântulas, Trestálios, Cão Gigante de Três Cabeças, Grindylow, Dementadores, Sereianos, Pelúcios, Fênix e Bichos-papões.


21 - O Cão Gigante de Três Cabeças foi inspirado em Cérbero, um cão mitológico grego que guardava a entrada do Hades, o reino dos mortos. Outras criaturas mitológicas gregas inspiraram a autora de Harry Potter, como a Fênix, o centauro, o unicórnio e as sereias.


22 - O feitiço avada kedavra, usado por Lord Voldemort para matar os pais de Harry, é o mais letal da série. A verdade é que ela vem do aramaico abhadda Kedrabra (que originou outra expressão bastante conhecida: abracadabra) e significa “desapareça deste mundo”. A expressão abhadda Kedrabra era usada por feiticeiros apenas na cura de doenças.


23 - A mandrágora, planta que aparece na série, era usada em porções analgésicas e calmantes. As pessoas realmente acreditavam que ela berrava ao ser arrancada do solo e que seu grito era capaz de matar qualquer um.


24 - Se um trouxa avistar Hogwarts ele apenas verá um castelo em ruínas, com uma placa: Não se aproxime, construção perigosa.


25 - Normalmente, as crianças bruxas são educadas em casa, não vão a escola, até irem a Hogwarts aos 11 anos, pois não é seguro que elas pudessem guardar o segredo de suas verdadeiras identidades de seus colegas trouxas. Os Weasley, por exemplo, foram educados em casa pela Sra. Weasley


26 - O motorista e o condutor do Nôitibus levaram os nomes dos avós de J.K, Ernie e Stanley


27 - Rupert Grint foi expulso do set durante a gravação da cena do beijo de Harry e Hermione porque não conseguia parar de rir.


28 – Havia mais de 1.000 garrafas rotuladas e cheias com algo diferente na sala de aula de Poções, até mesmo aquelas que não podiam ser vistas!


29 – As portas em Gringotts realmente funcionam; foram necessários três meses para fazer a porta que eles usaram para o cofre da Bellatrix.


30 – Quando Arthur Weasley leva Harry Potter e seus amigos ao Ministério da Magia, eles digitam os números 62442 essas letras representa no teclado de um telefone normal a palavra “magic”.


31 – Natalie McDonald, do livro Harry Potter e o Cálice de Fogo, foi uma pessoa real. Era uma garota de nove anos. Residia em Toronto, no Canadá, e possuía leucemia. Ela escreveu uma carta a J.K Rowling perguntando o que aconteceria em seguida nos livros de Harry Potter, pois não poderia viver o bastante para conseguir lê-los. J.K respondeu à menina, mas esta faleceu um dia antes da chegada do e-mail. Em homenagem, J.K tornou Natalie uma estudante do primeiro ano de Hogwarts, sendo escolhida pelo chapéu Seletor a entrar para a Grifinória – a casa dos corajosos.


32 – Mesmo não concluindo Hogwarts, Harry Potter se tornou um Auror.


33 – Somente uma escadaria foi construída para os filmes, o restante foi computadorizada.escadas


34 – J.K. tem uma tabela com o nome de cada estudante de Hogwarts, sua casa, suas capacidades mágicas, ascendência, etc.


35 – Sirius Black ganhou este nome devido à estrela mais brilhante do céu noturno, que é Sirius, ou também conhecida por “A estrela do lobo” .


36 – Havia dois cenários com a choupana de Hagrid. Uma super-dimensionada com objetos super-dimensionados para que os atores parecessem pequenos e a outra, do tamanho normal para que o ator que interpretava Hagrid parecesse um meio-gigante.


37 – A equipe gráfica escreveu à mão milhares de cartas, mas descobriu que elas eram muito pesadas para as corujas, então precisou escrevê-las outra vez. Mesmo assim, as corujas levaram seis meses para aprender a carregar as cartas.


38 - Foram construídos mais de 588 cenários para os 8 filmes de harry potter.


39– O Hogwarts Express, trem que leva as crianças para a escola Hogwarts, é uma máquina a vapor, cujo nome verdadeiro é o Olton Hall. E foi construído em abril de 1937.


40– Quando J.K. escreveu a morte de Sirius chorou tanto que seu marido foi obrigado a dar calmante a autora.

                                                                                             


Fontes: http://www.maiscuriosidade.com.br/30-preciosas-curiosidades-sobre-happy-potter/


http://mihpocket.com.br/40-curiosidades-sobre-o-filme-harry-potter/

Nenhum comentário:

Postar um comentário