Páginas

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Curiosidades sobre o Abacate

O abacate, fruto do abacateiro, é outro dos alimentos que a América ofereceu ao mundo. A planta é originária da Guatemala, Antilhas e México e já era consumido pelos índios Maias e Astecas como mostram registros arqueológicos datados de 10.000 anos.

Os conquistadores espanhóis das Américas introduziram o abacate na Europa em 1519 e, em seguida, em suas colônias no Caribe. A partir daí, o abacate se espalhou por todas as regiões tropicais e subtropicais com solos férteis para a sua cultura.

Ao chegar à Europa, o abacate permaneceu, até o início do século 20, um alimento reservado à aristocracia e à alta burguesia. Credita-se a D. João VI o primeiro plantio do abacateiro em solo brasileiro, na área onde fica o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Porém, o abacate só começou a ser cultivado comercialmente no país no início do século 19.

Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de abacate, grupo que inclui o México, a República Dominicana, a Colômbia e os estados da Califórnia e da Flórida nos Estados Unidos.

Há mais de 500 variedades de abacateiros, o que explica os muitos tipos de abacate, diferentes na forma, tamanho e cor. Os melhores abacates são os mais pesados e firmes. Para saber se estão no ponto, é só fazer uma ligeira pressão com os dedos: os de casca fina cedem logo, os de casca mais grossa oferecem um pouco mais de resistência.  Os melhores abacates têm poupa macia e gordurosa, de sabor característico e delicado (antes de ficar maduro, ele tem poupa dura e esbranquiçada). Algumas vezes, tem manchas de cor marrom clara na casca, mas esse é um defeito apenas superficial que não afeta a qualidade do fruto. Os abacates duros ou bem firmes, embora possam ter todas as características de boa qualidade, não estão prontos para o consumo imediato, devendo ser amadurecidos em temperatura ambiente.

Fonte de Energia

A polpa e o caroço do abacate podem ser novas alternativas de energia, de acordo com um estudo da UNESP (Universidade Estadual Paulista). De início, em 2007, o projeto tinha o único objetivo de estudar a extração de óleo de abacate para a produção de biodiesel, já que, aqui no Brasil, todo o material é importado – para fins medicinais, principalmente. Durante o processo de extração e análise do fruto, porém, os pesquisadores notaram que era possível obter, além do óleo, outra matéria-prima: o álcool etílico, que viria do caroço processado.

Segundo o pesquisador Manoel Lima de Menezes, que também é professor do Departamento de Química da Faculdade de Ciências da UNESP, o abacate se mostrou mais rentável do que a soja no processo de obtenção do óleo. "Fora as duas aplicações essenciais (óleo e álcool etílico), o abacate tem duas vantagens em relação à soja: o preço e a produção", disse o professor, que exemplificou com números do estudo de mais de 200 páginas: "A soja rende 440 litros de óleo por hectare, enquanto o abacate consegue mais de 2200 litros". Ainda de acordo com o pesquisador, o Brasil é o terceiro maior produtor de abacates do mundo e a fruta possui a vantagem de ser produzida o ano inteiro, com uma espécie nova a cada três meses.

O único empecilho para os abacateiros não se tornarem preferência nacional no quesito 'fonte ideal para biodiesel' é sua alta umidade. Para render, o fruto maduro precisa estar seco, o que exige um processo industrial. "As usinas hoje têm que ser adequadas para desidratar o abacate e separar a polpa do caroço" diz Manoel Lima de Menezes. O professor explica também que pode haver uma contestação de alguns grupos, já que o fruto gastaria energia para ser desidratado. Para ver se o processo é realmente vantajoso às empresas e ao ambiente, explica Menezes, seria necessário um estudo aprofundado de viabilidade econômica. Por ser algo que não compete ao grupo de pesquisa científica, a única certeza é a missão de aproveitar o fruto por completo. "Já estamos estudando uma forma de aproveitar o farelo do abacate. Queremos saber se há a viabilidade para alguma aplicação para animais", declarou o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário