Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

10 curiosidades sobre o Surf

1 – Um dos primeiros registros e contatos com o surf aconteceu quando o navegador inglês James Cook chegou ao Hawaii. O navegador registrou ter visto pessoas praticando um esporte bastante relaxante e que era praticado sobre pranchas de madeira. Alguns dizem que o esporte havia sido trazido por um rei Indonésio chamado Tahito que tinha chegado ao Havaí bem antes de Cook e apresentou aos nativos seu esporte preferido, o surf.
  



2 – O surf foi considerado por muito tempo um esporte da realeza, ou o “esporte dos Deuses”, Por isso, na Polinésia, apenas os reis podiam praticar o esporte de pé em uma prancha. Os súditos deviam permanecer deitados.


3 – Porém, quando os colonos chegaram para colonizar o Hawaii, o esporte foi esquecido por um tempo, uma vez que os recém chegados não aprovavam nem consideravam o surf um esporte.


4 – Por causa disso e de alguns outros fatores, o surf permaneceu desconhecido (o Hawaii também não tinha muita visibilidade) até o final do século XIX. Tudo mudou quando surgiu Duke Paoa Kahanamoku e apresentou ao mundo o Hawaii quando foi participar das Olimpíadas de 1912 e ganhou um medalha de ouro. Isso atraiu atenção para o pequeno arquipélago americano. Duke sempre aproveitava suas entrevistas para disseminar seu esporte favorito, o surf.


5 – Em 1915, foi a vez do grande Duke ensinar aos australianos como surfar. Foi lá também que, graças a ele, surgiu a primeira mulher surfista, Isabel Letham (confira a matéria sobre Isabel aqui no Cena), que aprendeu com o Havaian tudo que esse lindo esporte tem a oferecer.



6 – Você conhece a história do “Hang Loose”? Aquele sinal com a mão tradicional e bastante conhecido dos surfistas. Então, tudo começou com um antigo rei Havaiano que costumava acenar enquanto surfava para o público que o assistia da praia, porém o rei só possuía o dedo mindinho e o polegar. Já a expressão “Hang Loose” surgiu na década de 1950 e significa “ficar tranquilo, sossegado“.


7 – E o atleta que mais ganhou dinheiro com o surf? Ninguém menos que o 11 vezes campeão do mundo, Kelly Slater. Em 98, o americano faturou apenas 702 mil dólares apenas com prêmios, ou seja, sem contar patrocínio e publicidade. Tá bom ou quer mais?




8 – O esporte demorou a surgir no Brasil, foi trazido pelos americanos que vinha explorar nossos picos. A primeira prancha brasileira foi feita em 1938.



9 – Você provavelmente já viu pessoas surfando de tow in, especialmente em mares grandes. O tow in mais conhecido é aquele que um jet ski puxa o surfista em sua prancha e o “joga” na onda, sem que o surfista precise remar. Mas o que você provavelmente não sabe, é que existe um estilo de tow in no qual o surfista é puxado por um helicóptero (!!!). Isso mesmo, por um helicóptero. Porém, o estilo não é muito usado por ser caro demais e não vale muito o preço, mas com certeza deve ser uma adrenalina muito louca, não?



10 – A maior prancha do mundo tinha nada mais nada menos que 43 pessoas em cima surfando. O recorde mundial aconteceu em 2005, todos estavam em cima da maior prancha do mundo, que media 12 metros de comprimento, 3 metros de largura e 30 centímetros de espessura. O recorde aconteceu em Queensland, Austrália.






Fonte: http://www.cenasurf.com.br/10-curiosidades-sobre-o-surf/

Nenhum comentário:

Postar um comentário