Páginas

sábado, 8 de agosto de 2015

30 curiosidades sobre a água

1 - A água é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.


2 - A água é vital para a existência de todas as formas de vida conhecidas em nosso planeta.


3 - A água cobre cerca de 70% da superfície da Terra.


4 - Cerca de 75% do corpo humano é composto por água.


5 - Cerca de 70% da água existente na Terra é salgada (encontrada nos oceanos).


6 - A água está presente nos cometas na forma de gelo. A cauda de um cometa é formada, principalmente, por água em estado gasoso (vapor).


7 - Cerca de 70% da água doce do nosso planeta é usado nas atividades da agricultura.


8 - O consumo residencial é responsável pelo consumo de, aproximadamente, 10% da água doce.


9 - O ponto de ebulição da água (transforma-se em vapor) ocorre aos 100 ºC, desde que o processo ocorra num local ao nível de mar. Em altitudes maiores, onde a pressão atmosférica é menor, o ponto de ebulição da água é menor.


10 - A água é o solvente mais utilizado no mundo, estando presente em diversas atividades industriais, domésticas e científicas.


11 - A água pura conduz pouca energia elétrica.


12 - A quantidade de água na superfície terrestre é de, aproximadamente, 1.386 milhões de quilômetros cúbicos.


13 - Em diversas religiões a água é considerada um importante elemento purificador do corpo e da alma.


14 - Na água mineral encontram-se diversos elementos químicos, principalmente minerais. Os principais são: sulfato de cálcio, sulfato de magnésio, cloreto de sódio, óxido de alumínio, óxido de silício, bicarbonato de magnésio, cloreto de potássio e sulfato de estrôncio.



15 - A água é o composto químico presente em maior quantidade em nosso planeta.



16 - As nuvens são formadas, principalmente, por água em estado gasoso, e pesam toneladas.



17 - A água possui elevada capacidade térmica (absorver ou perder calor) em comparação a outras substâncias comuns, quando submetidas a mesma temperatura.



18 - O mundo está atualmente em uma crise de água. Uma em cada 6 pessoas no planeta não tem acesso a água potável e, a cada ano, 2 milhões de pessoas morrem por causa de doenças relacionadas à falta de saneamento.



19 - Regiões do mundo estão vivendo atualmente com falta de água, devido às secas e também ao desperdício do recurso natural. Muitos rios do planeta secam antes de atingir o seu final.



20 - Grandes companhias utilizam água comunitária para engarrafamento e comercialização do bem no mundo todo, mesmo com a oposição do público.


21 - Instituições internacionais financeiras (Banco Mundial e IMF) já forçaram muitos países a vender suas utilidades de água pública para grandes corporações de água.



22 - Comunidades de todo o mundo se organizaram, e em alguns casos derramaram sangue, para retomar o controle de seus próprios recursos hídrico.



23 - Em muitos lugares, a água engarrafada não é mais segura que a da torneira. Nos Estados Unidos, por exemplo, estudos encontraram 38 químicos nocivos diferentes, incluindo analgésicos, fertilizantes e arsênico em 10 marcas famosas de garrafinhas de água.



24 - Grandes investidores já estão comprando os direitos de água em várias regiões do mundo, assim como foi feito com o petróleo. Muitos acreditam que a próxima guerra será para disputar água.



25 - Garrafas plásticas podem liberar químicos em sua água. Dê preferência às de aço inoxidável, por exemplo, que são muito mais seguras.



26 - Investir em energia renovável é também uma maneira de conservar água. De acordo com a revista Harper’s, uma boa parte da água no mundo é utilizada para resfriar usinas geradoras de energia.



27 - Na Bolívia, cerca de uma entre 10 crianças morre antes de completar 5 anos. A maioria dessas mortes está relacionada a doenças causadas por falta de água potável. Essa estatística, assim como outras, é discutida no filme FLOW, ganhador de muitas premiações.



28 - Todos os dias estima-se que são desperdiçados, apenas nos Estados Unidos, 26,5 bilhões de litros de água potável por vazamento de canos.



29 - Existe um grande movimento que está se tornando popular no mundo, especialmente entre escolas, faculdades e restaurantes que decidiram banir a venda de água engarrafada.




30 - Para remover o gosto de cloro da água da torneira, basta deixar essa água em um recipiente aberto durante a noite.





fontes

 http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/curiosidades_agua.htm

http://www.docol.com.br/planetaagua/agua/13-curiosidades-sobre-a-agua-que-voce-precisa-saber/

Nenhum comentário:

Postar um comentário