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domingo, 30 de agosto de 2015

8 curiosidades sobre os aviões

1 - Terrorismo é um problema hoje em dia. A maioria das comissárias e dos pilotos é treinada para essas situações e aprende defesa pessoal, assim como formas de detectar certos comportamentos. Pilotos também podem se voluntariar para um programa intensivo em centros de treinamento específicos. Por uma semana eles aprendem como atirar e como incapacitar alguém como uma arma. Quando terminam o programa têm licença legal para portarem uma arma na cabine de pilotagem.

2 - A principal despesa de uma empresa aérea é o combustível. E pelo fato do preço do combustível variar muito, o preço da passagem também varia. Os aviões bimotores regulares queimam cerca de 20 galões de combustível por minuto em altitude de cruzeiro. Daí você pode imaginar a conta de combustível de um voo transcontinental.


3 - Se você é sofre de enjoo, é melhor sentar sobre as asas. Um avião é como um balanço. Quando o piloto move o nariz da aeronave para cima ou para baixo, os assentos nos extremos da fuselagem vão se mover numa distância maior. E, como regra, a cauda tende a se mover mais do que a parte da frente. Portanto, fique longe da parte traseira, se movimento for um problema para você.



4 - No vácuo o avião não se sustentaria no ar. Um avião se move empurrando o ar sobre as asas no sentido oposto com a ajuda das turbinas (ou hélices). O ar que passa pela parte de cima da asa (extradorso) é mais rápido e o ar que passa por baixo (intradorso) é mais devagar, então a pressão em baixo será maior do que a pressão em cima, empurrando o avião para cima.

5 -  O celular e outros aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas podem danificar o comando do avião, que é computadorizado, provocando falhas nos equipamentos. Você pode usar esse aparelho apenas quando o avião estiver no solo com as portas abertas. A TAM é uma exceção, pois ela diz possuir uma tecnologia que evita esse problema.



6 - O que causa a turbulência é a forte movimentação do ar. Ela pode acontecer em três ocasiões: quando há uma mudança brusca da temperatura, da pressão atmosférica ou da velocidade do avião. A turbulência pode derrubar um avião, mas as chances são muito pequenas.

7 - Os pneus são cheios de nitrogênio e não oxigênio, pois o nitrogênio é um gás mais estável com a grande mudança de temperatura. Eles possuem fusíveis térmicos que derretem se a temperatura interna chegar a 177°C.


8 - O ar condicionado é lançado por tubos que ficam na parte superior da cabine de passageiros e depois ele é recolhido pela parte de baixo, próximo aos pés dos passageiros. Parte desse ar é reaproveitado e outra parte é usada pelos motores. A temperatura é controlada automaticamente.

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